Residência médica é tema de Webinar da APM e AMB


A Associação Paulista de Medicina realizou seu segundo webinar do ano na última quarta-feira, 15 de março. Nesta edição, em parceria com a Associação Médica Brasileira, o tema escolhido foi residência médica. Os presidentes da APM, José Luiz Gomes do Amaral, e da AMB, César Eduardo Fernandes, foram os moderadores, e as apresentações foram de Fernando Sabia Tallo, Gustavo Salata, Viviane Peterle e José Eduardo Lutaif Dolci.

“O tema que nos reúne é a residência médica, que pode ser considerada um dos últimos baluartes em termos de qualificação da formação, uma vez que a Medicina nos escapa do controle, com quase 400 faculdades e mais de 40.000 vagas por ano. Na residência médica, temos, ainda, uma possibilidade de definição de competências, de escopo de atuação e de participação de especialistas que são, obviamente, os que executam as atividades nas diversas áreas da Medicina”, destacou Amaral.

Possibilidades

Fernando Tallo, especialista em Clínica Médica, Terapia Intensiva e Medicina de Emergência, foi quem iniciou as apresentações da noite, fazendo um paralelo entre a formação do médico no Brasil e nos Estados Unidos. As diferenças entre os sistemas dos dois países já são observadas no processo seletivo, uma vez que os médicos americanos começam a montar um portfólio – com cartas de recomendação, currículo e histórico de notas – a partir do terceiro ano para, assim, serem candidatos às instituições que correspondem aos seus perfis.

Nos Estados Unidos, as fontes de financiamento são federais, ligadas a dois programas específicos. Um, que se consolida como uma espécie de seguro saúde, e o outro, que é um plano social. Além disso, o departamento chamado Health and Human Services – equivalente ao Ministério da Saúde americano – não gerencia o financiamento das bolsas de residência,…



Leia Mais >