Regionais da APM participam de IV Encontro de Líderes


As Regionais da Associação Paulista de Medicina participaram em peso do IV Encontro de Líderes da entidade, realizado entre os dias 23 e 25 de setembro, na cidade de São Pedro (SP). Na sexta, o evento teve início com uma breve abertura conduzida pelo presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral.

“Essa é uma confraternização que estamos esperando há muito tempo. Em função da pandemia, fomos obrigados a manter um afastamento físico muito penoso nos últimos dois anos. Agora, a cada reencontro é uma sensação de felicidade, como se fôssemos sobreviventes de uma tormenta, um naufrágio, que nos encontramos na praia, cansados, mas sobreviventes. Todos ainda perdemos pessoas muito queridas nessa tempestade, portanto, sempre é momento de reverenciarmos aqueles que partiram e que gostaríamos que estivessem aqui conosco. Por nós e por eles continuamos levando adiante o nosso vínculo de amizade e respeito, e os objetivos comuns para construir uma Saúde melhor para as pessoas”, declarou Amaral.

A programação do sábado começou com palestra de José de Jesus Camargo Peixoto, pioneiro em transplante de pulmão no Brasil e na América Latina, responsável por metade dos procedimentos feitos até hoje no País. Membro titular e atual vice-presidente da Academia Nacional de Medicina, ele falou sobre ‘A Medicina na era da Tecnologia’.

“A Medicina avançou no meu tempo de vida mais do que em toda a história da humanidade. Em algumas áreas, esse avanço é tão frequente e intenso que é possível se desatualizar em dois ou três anos. O projeto genoma, que se completou muito recentemente, nos permitirá com certeza, em um futuro muito próximo, não só tratar, mas prevenir as doenças geneticamente envolvidas”, relembrou.

Medicina humanizada

Apesar de todas as conquistas, Camargo enfatizou ser difícil explicar sem constrangimento porque os pacientes idosos, com tanta frequência, falam…



Leia Mais >