Psiquiatria do passado, presente e futuro é tema de encontro de Academias de Medicina


Na noite da última quarta-feira, 21 de setembro, a Academia de Medicina de São Paulo promoveu um Encontro de Academias da Região Sudeste. Mediada por José Gomes do Amaral, presidente da AMSP e da Associação Paulista de Medicina (APM), a reunião on-line teve como tema “A Psiquiatria do passado, presente e futuro”, debatido por especialistas de renome da área.

José Gomes do Amaral

Iniciando a sessão, Amaral agradeceu a participação de todos e salientou a importância do evento para aproximação e criação de vínculos entre as Academias da Medicina, bem como a discussão de uma relevante temática. “Este encontro é uma proposta da Federação Brasileira das Academias de Medicina (FBAM), que inicia um ciclo de reuniões com diferentes especialidades médicas. Decidimos iniciar com a Psiquiatria pois estamos vivendo um mês de conscientização sobre a saúde mental, sendo também um momento muito relevante para a Psiquiatria brasileira como um todo, por meio de sua evolução e constantes inovações.”

Álvaro Antônio Melo Machado

Representando a FBAM, Álvaro Antônio Melo Machado, vice-presidente da entidade, apontou que a temática é extremamente pertinente e de muita significância, tendo em vista os avanços na Psiquiatria contemporânea, progressos evidentes nas Neurociências e em pesquisas genéticas. “Temos uma frequente atração de jovens médicos interessados pela especialidade e, por outro lado, também notamos problemas assistenciais importantes, como o caso do setor público, que ainda não oferece uma resposta homogênea e estruturada às necessidades dos portadores de transtornos psiquiátricos, que recorrem ao SUS como sua única condição de atendimento.”

Passado da Psiquiatria

Guido Arturo Palomba

Responsável pela palestra inicial do encontro, Guido Arturo Palomba, psiquiatra forense e diretor Cultural da APM, enfatizou que desde os primórdios da especialidade, a…



Leia Mais >