Progeb: Programa de educação da AMB para médicos generalistas é tema de webinar


A Associação Paulista de Medicina realizou, na última quarta-feira (19), mais uma edição de sua série de webinars, sobre o Programa de Educação para Médico Generalista do Brasil – 2ª Edição (Progeb), iniciativa da Associação Médica Brasileira. O evento teve como apresentador o presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, e como moderador o 2º vice-presidente da AMB, Jurandir Marcondes Ribas Filho. Os palestrantes da noite foram José Eduardo Lutaif Dolci, diretor Científico, e Antônio José Gonçalves, secretário geral da AMB.

Iniciando a transmissão, Ribas relembrou a importância dos palestrantes para a classe médica: “São dois expoentes que unem a técnica cirúrgica ao associativismo, são figuras realmente ímpares dos pontos de vista científico e associativo, o que dá a esse webinar algo extraordinário. A união entre esses dois profissionais, faz com que, sem dúvida, a comunidade médica ganhe muito”.

Caminhos da Medicina

José Eduardo Dolci apresentou o tema “Da graduação à interiorização do profissional médico”. De acordo com ele, primeiramente é necessário compreender o contexto do que está acontecendo com a Medicina atualmente no País, para assim entender o que há de ser feito a fim de possibilitar melhorias nos cursos de graduação e na atuação dos médicos já formados.

No Brasil, até o final deste ano, serão formados 37 mil médicos, ao passo que a perspectiva é de que este número aumente para 40 mil médicos formados em 2025. Sendo assim, as estatísticas demonstram que até 2030 o País terá mais de 800 mil médicos. Além disso, hoje há 357 escolas médicas espalhadas pelas diferentes regiões brasileiras, de modo que o Brasil fica atrás apenas da Índia na concentração de faculdades de Medicina.

Neste sentido, falhas notáveis são perceptíveis no que diz respeito à estrutura…



Leia Mais >