O presidente da Associação Paulista de Medicina, Antonio José Gonçalves, participou do podcast “Café com o Presidente”, da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), na manhã da última quarta-feira (5). Apresentado pelo presidente da SBN, Paulo Henrique Pires de Aguiar, a ação visa debater sobre tópicos imprescindíveis para fazer uma Medicina de qualidade.
Para Gonçalves, a aproximação da Associação Paulista de Medicina com as sociedades de especialidades é fundamental para manter a representatividade pujante e a classe médica fortalecida. Ele relembrou que as sociedades vêm crescendo gradativamente com o passar dos anos e fortalecem o associativismo que, de fato, representa e protege os profissionais, além de promover educação continuada.
“O associativismo é uma das coisas mais importantes que existem na vida de um médico. Infelizmente, isso vem decaindo nos últimos anos e precisamos retomar, pois tem uma função plural e atua pelo médico, tanto na parte da defesa profissional quanto na parte científica, cultural e social. A APM tem tudo isso e acho que funciona muito bem”, declarou.
Atuação política
O presidente da APM relembrou que a entidade está entrando na Frente Parlamentar do Empreendedorismo para, assim, manter um contato próximo com deputados e senadores, que contribuirão para dar sustentabilidade política nos principais projetos da classe – sendo os principais hoje o Exame Nacional de Proficiência em Medicina, a luta contra a abertura indiscriminada de faculdades de Medicina e a busca por melhorias na Residência Médica.
“Temos que ter uma representação forte no Parlamento e quanto mais estivermos lá, mais força vamos ter junto aos deputados e senadores. Temos uma assessoria parlamentar em…