Presidente da APM participa de audiência pública do Senado


Qualidade na educação médica foi pauta do debate

Na última quarta-feira, 8 de maio, o presidente da Associação Paulista de Medicina, Antonio José Gonçalves, foi um dos convidados da audiência pública no Senado Federal que discorreu sobre a qualidade do ensino médico no Brasil. A participação de Gonçalves foi por meio de videoconferência e a reunião foi presidida pelo senador Marcos Pontes (PL).

Além de Gonçalves, também estiveram presentes César Eduardo Fernandes, presidente da Associação Médica Brasileira; Eliete Bouskela, presidente da Academia Nacional de Medicina; e Giovanne Guido Cerri, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; entre outras autoridades em Saúde.

Pontes relembrou que é fundamental que a Medicina tenha uma distribuição homogênea no País e que seja capaz de fornecer atendimento de qualidade à população, destacando, ainda, que a audiência foi motivada pela necessidade de se discutir o grau de excelência que está sendo entregue nos cursos médicos vigentes no Brasil – que vem causando grande insatisfação para os profissionais da área.

“Todos aqui sabem da importância que é em termos confiança na capacidade dos profissionais que tratam de nós nos momentos mais difíceis de nossas vidas e de nossos familiares. Por este motivo, considero esta uma das audiências mais importantes que já fizemos”, relatou.

Apresentações

O debate foi dividido em quatro pautas, sendo elas a expansão dos cursos de Medicina no País, qualidade do ensino, a atuação interprofissional de competência médica, o impacto do Decreto 11.999/24 e a incorporação de tecnologias na Medicina.

Em sua apresentação, Antonio Gonçalves recordou que houve uma série de retrocessos consideráveis no exercício médico. “Eu sou professor universitário há mais de 40 anos na Santa Casa de São Paulo. Nós…



Leia Mais >