Música nos Hospitais leva clássicos da música erudita ao Hospital Geral do Grajaú


Mozart, Bach e The Beatles fizeram parte do repertório

Na última quarta-feira (27), o projeto Música nos Hospitais foi ao Hospital Geral do Grajaú para realizar o quarto concerto de sua 15ª edição. Organizadas pela Associação Paulista de Medicina, as apresentações são realizadas pela Orquestra do Limiar e regidas pelo maestro Samir Rahme, que também é médico.

Desde 2004, a iniciativa da APM já realizou uma série de apresentações em mais de 70 hospitais ao redor de todo o Brasil, reforçando o seu compromisso de consolidar o ambiente hospitalar como um local mais acolhedor.

O maestro deu breves explicações sobre as composições das obras tocadas. Em suas palavras, a música erudita é uma obra dinâmica em que tudo é lindamente articulado. “Hoje vamos apresentar uma peça mais introspectiva, mas de uma beleza enorme. É sempre um prazer estar no Hospital do Grajaú, sempre somos muito bem recebidos e eu tenho uma memória muito importante em relação ao Música nos Hospitais, porque este foi o primeiro hospital a colocar um vídeo da Orquestra do Limiar no YouTube, então temos um carinho muito grande.”

A superintendente do hospital, Andrea De Medeiros Matsushita, agradeceu a iniciativa, pontuando a importância da música. “Além de médica, eu fui musicista. Acho que é importante trazermos essa possibilidade para os nossos pacientes, colaboradores e colegas de trabalho, para que tenham contato, conheçam, ouçam e apreciem. Quando ouvimos uma música boa é como se ficássemos um pouquinho mais perto do céu, então é um momento muito gostoso. Para nós, é uma honra recebê-los.”

Dentre os espectadores, esteve presente o pediatra Emilio Lopes Junior, que toca violão e violoncelo, manifestando que música e arte são instrumentos fundamentais na qualidade de vida. “Eu sei que há estudos que, objetivamente, mostram a melhoria dos…



Leia Mais >