Modelo de Remuneração Médica é discutido em webinar da APM/AMB


Na última quarta-feira, 27 de setembro, a Associação Paulista de Medicina e a Associação Médica Brasileira promoveram um webinar para falar sobre “Modelo de Remuneração Médica”

Na última quarta-feira, 27 de setembro, a Associação Paulista de Medicina e a Associação Médica Brasileira promoveram um webinar para falar sobre “Modelo de Remuneração Médica”. O encontro foi apresentado e moderado pelo vice-presidente da APM e secretário geral da AMB, Antonio José Gonçalves, que recebeu os palestrantes convidados Lígia Bahia, professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Henry Sznejder, mestre em Saúde Coletiva pela UFRJ e doutor em Ciências Médicas pela UERJ.

Ao iniciar o evento, Gonçalves argumentou: “Hoje nós vamos debater um tema de interesse da classe médica, que são os modelos de remuneração. O objetivo deste webinar é discutir os modelos de honorários, colocando o médico como protagonista, defendendo as melhores condições de trabalho e a justa remuneração por nós merecida”.

Conceitos

Na sua apresentação, Lígia Bahia destacou os principais modelos de remuneração, que são os chamados “puros”. No caso do “fee for service”, corresponde ao pagamento retrospectivo, que é efetuado após o atendimento; no modelo de capitação, o pagamento é feito antes de receber os cuidados; e o assalariamento, que segundo ela, é o menos utilizado.

“Há uma deficiência nos sistemas de pagamento puros, visto que o modelo de pagamento retrospectivo pode estimular uma sobrecarga de cuidados à Saúde, e o modelo de pagamento prospectivo pode ter um efeito contrário, ele pode estimular a não realização de procedimentos que seriam necessários para melhoria da saúde dos pacientes. Então, gostaria de trazer um questionamento para o nosso…



Leia Mais >