Na noite da última terça-feira, 29 de abril, o Instituto de Ensino Superior da Associação Paulista de Medicina (IESAPM) realizou uma aula magna para seus alunos, contando com a apresentação do coordenador do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), Jayme Malek Junior, que falou sobre o tema “Modelo de gestão: uma necessidade”.
Malek relembrou a sua trajetória profissional, salientando que desde muito jovem sempre teve o sonho de ser cirurgião. Ao se formar em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, ele construiu carreira no município e lembra que o hospital em que atuou por mais de 30 anos foi um dos primeiros do interior a se vincular ao CQH, já que a Diretoria da época era muito ligada às questões de qualidade assistencial.
Assim, o hospital passou a ter a ideia de que a força de trabalho precisava ser mais bem cuidada e foi definido que os trabalhadores precisavam de um cuidado de saúde especial, de modo que o médico foi convidado para fazer o atendimento exclusivo dos funcionários.
Para ele, este era um desafio, já que a sua especialização era em Cirurgia Geral e ele não possuía especialidade em Medicina do Trabalho. Foi então que viu a oportunidade de se especializar na área. “Como cirurgião, jamais tinha pensado nisso, mas sempre aproveitei as oportunidades que apareceram e achei o curso de especialização em Medicina do Trabalho na Unicamp.”
Neste contexto, optou por deixar a Cirurgia e focar na área trabalhista, setor que o aproximou da qualidade assistencial e o fez perceber que precisava ter mais domínio em determinados assuntos, como, por exemplo, na administração. “Comecei a ver um pouco mais tarde que o modelo de gestão que eu via no CQH também existia no cooperativismo. Era o mesmo modelo traduzido…