“Métodos Ágeis” é tema de assembleia do Programa CQH


Buscando apresentar experiências e, assim, salientar como é possível aperfeiçoar a gestão dos hospitais, na última quinta-feira, 30 de novembro, aconteceu Assembleia dos Hospitais participantes do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar

Buscando apresentar experiências e, assim, salientar como é possível aperfeiçoar a gestão dos hospitais, na última quinta-feira, 30 de novembro, aconteceu Assembleia dos Hospitais participantes do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar – iniciativa da Associação Paulista de Medicina.

O encontro foi moderado por Jayme Malek Junior, médico especialista em gestão de serviços de Saúde e Medicina do Trabalho. Para falar sobre os métodos ágeis e a sua aplicação na prática, Juliana Ferreira, assessora da Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Saúde, trouxe o estudo do projeto aplicado no Hospital Central de Maputo (HCM), no qual está sendo incorporado o CQH, demonstrando, assim, de que forma têm sido realizados os trabalhos e treinamentos em equipes.

“São diferentes metodologias e abordagens utilizadas para poder executar projetos. Neste, trabalhamos mais a fundo o design thinking e conseguimos planejar e exercer o projeto de uma maneira mais acelerada”, relembra, destacando que, quando o trabalho ao lado do HCM teve início, em 2021, a estratégia utilizada foi aproveitar aquilo que eles já sabiam para, então, replicar os conceitos do CQH.

Para isso, optaram por trabalhar com o auxílio de três fundamentos cruciais: liderança transformadora, pensamento sistêmico e compromisso com as partes interessadas. O projeto, que foi dividido entre três etapas – a primeira com a visita dos moçambicanos ao Brasil e a segunda com a visita dos brasileiros a Moçambique – permitiu, na última fase, o retorno do grupo ao País, em setembro deste ano, para demonstrar como estava…



Leia Mais >