Na última segunda-feira, 30 de janeiro, o Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), da Associação Paulista de Medicina, realizou a integração e apresentação da proposta de capacitação do Projeto Moçambique. O encontro aconteceu na sede do Cefor São Paulo (Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS-SP) e reuniu gestores em Saúde brasileiros e moçambicanos.
Os profissionais de Moçambique ficarão no País até o dia 17 de fevereiro, realizando uma série de atividades e visitas técnicas em hospitais, a fim de aprenderem como funciona a gestão da Saúde brasileira, para assim, entenderem, adaptarem e replicarem este sistema em seu país. Melhorar efetivamente a qualidade na gestão hospitalar com base nos moldes do Brasil é a principal premissa do Projeto.
As boas-vindas aos participantes foram feitas por Milton Osaki, coordenador do Programa CQH; Maria Aparecida Novaes, coordenadora de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e do Grupo de Benchmarking Pessoas do CQH; Eudes Quintino, chefe de gabinete da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo; Josué Ferreira Nunes, da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e Maria da Felicidade Munguambe, diretora administrativa do Hospital Central de Maputo, um dos maios conceituados de Moçambique.
“Para o Programa CQH, é uma honra imensa isso que estamos vivendo. Neste momento, estamos dando o pontapé inicial para esse projeto que, carinhosamente, chamamos de Projeto Moçambique. Esperamos implantá-lo e fazer com que os demais hospitais de Moçambique também possam se aperfeiçoar na gestão. Com o avanço das plataformas digitais, o CQH tem a possibilidade de ir para outros países, então vamos trabalhar bastante neste sentido”, estabeleceu Osaki.
Aprimoramento
Durante o encontro de integração, o grupo realizou uma…