Inovação e transformação constituem grade do primeiro dia de Global Summit APM


A manhã da última segunda-feira, 20 de novembro, foi marcada pelo início da quinta edição do Global Summit Telemedicine & Digital Health APM. Com uma série de palestras sobre temas relevantes do setor, os participantes do evento puderam conferir em uma das mesas as principais atualizações sobre “Inovação em Saúde Digital”. O debate foi moderado pelo diretor de Tecnologia de Informação da Associação Paulista de Medicina e copresidente do Global Summit APM, Antonio Carlos Endrigo.

Andreia Dullius, executiva da área e curadora da competição de Startups do GS APM 2023, foi responsável por ministrar o tema “Estratégias de Inovação em Saúde: Colaborar ou Competir?”. Ela explicou que a grande questão envolve o termo “co-opetição”, que consiste na união de empresas para formarem estratégias conjuntas, se desenvolverem e, então, competirem com os seus CNPJs posteriormente.

Neste sentido, Andreia destacou que quem passou a organizar este método foi o economista e matemático Von Neumann and Morgensten, ao relacionar o comportamento de empresas com o de participantes de jogos. “Em todo jogo, acontecem as mesmas regras e o mesmo comportamento de empresas. Há sempre os mesmos elementos, como regras, blefes e trapaças. O sucesso nos negócios está em compreender o jogo que está sendo jogado para mudá-lo ou até mesmo redefini-lo.”

Apresentando casos de sucesso que ocorreram na Holanda, Suécia e até mesmo no Brasil, a especialista explicou como funciona na prática a intersecção de empresas em prol do desenvolvimento. “Quando olhamos para a competição, o foco não é o nosso comportamento, mas sim, o movimento dos participantes. Se eu passo um terço do tempo olhando para as minhas estratégias, tenho que me dedicar muito mais às estratégias dos demais para conseguir prever suas ações. É fundamental estar alguns passos à frente, saber os prováveis cenários de cada decisão…



Leia Mais >