Impactos da precificação de medicamentos no Brasil é tema de webinar


Diretor da Associação Brasileira de Planos de Saúde relatou os principais desafios da problemática

Na última quarta-feira, 6 de novembro, o webinar da Associação Paulista de Medicina recebeu Cássio Ide Alves, diretor técnico/médico da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), para falar sobre os Impactos da Precificação de Medicamentos no Brasil. O vice-presidente da APM, João Sobreira de Moura Neto, foi o moderador da edição.

Segundo Alves, o tema é complexo e seu maior desafio é equilibrar a remuneração justa, necessária aos laboratórios e à indústria farmacêutica, principalmente por conta do trabalho de pesquisa, desenvolvimento e produção, ao passo que garanta acesso, equidade e mantenha a sustentabilidade dos sistemas de Saúde.

“Se, por um lado, a balança pender para os preços elevados, ela vai impedir que muitos cidadãos e sistemas de Saúde consigam se incorporar em listas assistenciais para dar acesso às inovações e às novas tecnologias. Mas por outro lado, se a balança pender para preços reduzidos, não vamos cobrir os preços de pesquisa e fabricação, podendo desestimular as iniciativas de desenvolvimento de novos medicamentos. É claro que o equilíbrio na precificação e a exploração de novos modelos de pagamento e sistemas de financiamentos são fundamentais para que a balança se mantenha estável”, explica.

O médico também reforça que as inovações são essenciais, indicando que, se atualmente a população brasileira tem uma expectativa de vida de 76 anos e meio e é possível viver com mais qualidade, é por consequência dos processos de inovação. “Eles são responsáveis diretamente pelos ganhos de qualidade e expectativa de vida que temos o prazer de vivenciar. Cria um valor de Saúde quando traz benefícios adicionais para…



Leia Mais >