IESAPM: Aula magna de Tecnologia em Gestão Hospitalar reúne time de peso


O presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral, participou na última segunda-feira, 10 de abril, da aula magna deste semestre da graduação de Tecnologia em Gestão Hospitalar do Instituto de Ensino Superior da Associação Paulista de Medicina. Ao lado de um time de especialistas, ele agradeceu a oportunidade e deu as boas-vindas aos alunos.

“É uma satisfação dar início a mais um ano letivo no IESAPM e agradeço a presença de todos vocês. A APM é a casa dos médicos em São Paulo e gostaria de acrescentar que, para ter uma Medicina de qualidade, não basta ter boa vontade apenas, é preciso ter ao lado a Ciência e a ética, além de muitas outras ferramentas”, destacou Amaral.

Quem também esteve presente e agradeceu a participação dos alunos, professores e palestrantes foi o diretor Acadêmico do IESAPM, João Luiz de Souza Lima. “Quero agradecer aos palestrantes por terem aceito o nosso convite”, complementou.

O curso superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar do Instituto visa formar tecnólogos em Gestão Hospitalar para, assim, inseri-los no mercado de trabalho com todas as capacidades necessárias para lidar com os diferentes desafios deste setor.

Compromisso com a Qualidade Hospitalar

Na primeira apresentação, o coordenador do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar, Milton Osaki, falou de um modo geral sobre a iniciativa da APM. Contou como ele surgiu e citou a Joint Commission que, segundo ele, normatizou as rotinas para uma boa qualidade do atendimento no ambiente hospitalar, que reverberou nos Estados Unidos na década de 1980.

Anos depois, entre 1989 e 1990, a Vigilância Sanitária, a Associação Paulista de Medicina e o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo iniciaram as discussões sobre o CQH que, na época, chamava Controle da Qualidade Hospitalar, tendo o projeto-piloto sido iniciado em 1991.

Quase 32 anos depois, o…



Leia Mais >