No último sábado, 3 de dezembro, o Instituto de Ensino Superior da Associação Paulista de Medicina (IESAPM) realizou a primeira edição da Jornada de Gestão Hospitalar. O evento foi um grande sucesso e ocorreu no formato híbrido, reunindo participantes no auditório da APM e pela plataforma Zoom, contando com mais de 230 inscritos.
De acordo com o gerente comercial do Instituto, Cesar Viana, a Associação tem uma grande influência no que se entende por gestão hospitalar. “A APM sempre foi fiel aos médicos, defendendo a classe. Hoje, ela está com uma nova visão, abrindo as portas para a educação continuada, não só aos médicos, mas ao público geral e à formação multidisciplinar. Dentro do hospital, precisamos do enfermeiro, do gestor, do fisioterapeuta, do radiologista, assim como as diversas profissões que exercem as funções dentro de uma comunidade hospitalar.”
Quem deu início às apresentações do dia foi o coordenador e professor da graduação do IESAPM, João Luiz de Souza Lima. Conforme relembrou, o curso que deu origem à graduação do Instituto é focado em gestão hospitalar e havia sido solicitado por uma série de médicos, que detectaram haver falha de gestão nas organizações de Saúde. Sendo assim, foi proposto ao Ministério da Educação o curso em questão, que tem o total de 2.160 horas e disciplinas eletivas focadas nas áreas de gestão e finanças – pois as maiores adversidades nos hospitais brasileiros estão diretamente relacionadas à má gestão das finanças.
Dentre os diferenciais, está a ideia proposta na Lei de Diretrizes de Bases da Educação, que corresponde ao curso superior colocar o acadêmico no mercado de trabalho o mais rápido possível. Por isso, o IESAPM criou algumas certificações intermediárias, que são obtidas no decorrer da formação, por exemplo no final do terceiro semestre, em que o aluno…