Fibrilação Arterial é tema apresentado em Webinar APM – APM


A Associação Paulista de Medicina promoveu, na última quarta-feira (17) mais uma edição de seu tradicional webinar, desta vez em parceria com a Regional de São José do Rio Preto. Com a participação de importantes especialistas, o evento foi transmitido ao vivo pelo canal da instituição no YouTube, com abordagem do tema “Como lidar com a FA (fibrilação arterial) assintomática ou subclínica.”

Desta vez, o diretor de Economia Médica e Saúde Baseada em Evidências da APM, Álvaro Atallah, foi o responsável por apresentar o encontro, que também contou com os moderadores Leandro Freitas Colturato, presidente da Regional, e Eduardo Palmegiani, cardiologista e eletrofisiologista.

O palestrante convidado da edição foi Adalberto Menezes Lorga Filho, responsável pelo setor de Eletrofisiologia do Instituto de Moléstias Cardiovasculares (IMC) da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. “Vamos tratar de um tema palpitante, a fibrilação atrial é uma arritmia que parece ser muito simples em seu diagnóstico, mas, com o passar dos anos, podemos perceber que quanto mais estudamos sobre este problema, mais dúvidas e dificuldades vão surgindo.”

O especialista destaca que o estudo da FA está em constante evolução, e que a especialidade a todo momento se depara com novas tecnologias e inovações, sendo preciso saber lidar com todo o progresso e diferentes métodos criados. Segundo ele, o maior desafio hoje são os pacientes que sofrem de fibrilação arterial assintomática e/ou subclínica, o que ocorre pela falta de evidência diante de estudos com este grupo.

“Dimensionar a situação da fibrilação arterial no mundo é uma questão importante. Além disso, a projeção de como a quantidade de pacientes diagnosticados deve aumentar nos próximos anos, incluindo as faixas etárias mais avançadas, requer preocupação por…



Leia Mais >