Equiparação Hospitalar: O que é e como reduz impostos de empresas médicas


Assim como outros médicos, você já deve ter se deparado com o desafio de lidar com altos impostos que incidem sobre seus rendimentos.

Muitas vezes, o valor pago é até desproporcional aos seus ganhos reais, interferindo nos lucros do final do mês.

Essa alta carga tributária é uma pedra no sapato dos profissionais da Saúde, porém, existe uma forma de os médicos pagarem menos impostos estando dentro da lei.

Trata-se da equiparação hospitalar.

Essa é uma forte tendência em empresas médicas e já percorre as conversas nos corredores dos hospitais de todo o Brasil.

Continue a leitura para entender o que é a equiparação hospitalar e como ela pode reduzir os seus impostos drasticamente

O que é Equiparação Hospitalar?

A equiparação hospitalar é o processo de reorganização contábil e fiscal de empresas médicas, alinhando procedimentos elegíveis com padrões hospitalares.

Essa reorganização gera eficiência contábil e redução da carga tributária em até 70%.

De maneira detalhada, o processo de equiparação reduz a incidência dos tributos fiscais conhecidos como “trimestrais”, como o IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e o CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido)

Enquanto o primeiro tributo terá sua base de cálculo reduzida de 32% para até 8%, o segundo sofre uma redução de 32% para até 12%. 

A equiparação se aplica tanto para serviços prestados na sua clínica ou consultório quanto para qualquer procedimento realizado em estabelecimentos de terceiros

No entanto, para ser implementada existem requisitos a serem cumpridos e uma lista de procedimentos elegíveis. 

Requisitos para aderir à Equiparação Hospitalar

Para realizar o processo, é preciso respeitar alguns requisitos básicos que tornam sua empresa elegível.

O primeiro deles é atuar como pessoa jurídica.

A equiparação hospitalar não se aplica aos médicos…



Leia Mais >