Nesta quinta-feira, 7 de novembro, o Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), mantido pela Associação Paulista de Medicina, iniciou a 24ª edição do Congresso Brasileiro de Qualidade em Serviços de Saúde e a sétima edição do Congresso Brasileiro de Medicina Preventiva e Social e Administração em Saúde. O evento vai até sexta-feira (8) e é focado no tema “Ação climática, Inteligência Artificial e Gestão de Pessoas. Qual o desafio para a área de saúde?”
Durante a abertura, o presidente da APM, Antonio José Gonçalves, salientou a honra que a instituição sente em apoiar as diversas atividades promovidas pelo CQH. “Este Congresso nos coloca frente aos desafios do futuro, que não serão poucos, e contribui para que elaboremos ideias e conceitos inovadores para enfrentarmos o cenário que nos espera no sistema de Saúde – diretamente afetado pelas mudanças climáticas e pela evolução tecnológica –, reforçando a necessidade de garantir efetividade, com profissionais preparados para atuar perante contratempos e com a capacidade de garantir brilhantismo em suas gestões.”
Jayme Malek Júnior, coordenador do Congresso, ministrou a primeira palestra do dia, “Programa CQH traduzido em tempo”, montando um histórico sobre toda a atuação do projeto. Conforme relembrou, a década de 1980 foi marcada por uma série de fatos, dentre eles, as primeiras discussões acerca de um modelo de avaliação de hospitais que fosse baseado no voluntariado e na acessibilidade. “A opinião do cliente era considerada de grande importância e a qualidade estava relacionada diretamente à satisfação do paciente.”
O CQH, propriamente dito, surgiu de reuniões iniciais realizadas entre…