Na última quinta-feira, 26 de outubro, o Programa de Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), mantido pela Associação Paulista de Medicina, realizou um webinar com o tema “Como a gestão de pessoas pode gerar valor à experiência do paciente?”.
A aula foi moderada pela coordenadora de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e do Grupo de Benchmarking Pessoas do CQH, Maria Aparecida Novaes, e ministrada pela mestra em educação e especialista em docência e Administração em Enfermagem, Magaly Jacob.
Ao introduzir o webinar, Maria Aparecida apresentou a palestrante convidada e o tema que seria tratado, salientando a necessidade de debater o assunto. “Este é um tema de grande relevância, pois se tivermos o engajamento de toda a equipe, haverá também maior cuidado com o paciente”, pontuou.
Inovação e cuidado com o paciente
Magaly Jacob, por sua vez, iniciou a palestra fazendo uma provocação sobre a originalidade na gestão hospitalar. Segundo ela, a maioria das pessoas tem uma ideia errada sobre esse tópico, visto que relacionam o original com algo novo. Para exemplificar, ela utilizou uma frase da filósofa Hannah Arendt que diz: “Pensamento original não é dizer uma novidade, as pessoas são ávidas por novidades, mas pensar não é ter ideias que ninguém nunca teve, é poder identificar quais são as causas e quais são os modos que eu posso interagir, transformar e efetivamente dar a minha marca”.
De acordo com a palestrante, é necessária uma reflexão por parte dos gestores de estabelecimentos de Saúde com o objetivo de…