Conhecimento Molecular na Atual Prática Médica é tema da tertúlia de maio


Na última quarta, 8 de maio, a Academia de Medicina de São Paulo (AMSP) realizou a quarta edição de 2024 da tradicional Tertúlia Acadêmica, com a palestra “Aplicabilidade do Conhecimento Molecular na Atual Prática Médica”, ministrada pelo acadêmico da cadeira nº 37, Carlos Alberto Longui

Na última quarta, 8 de maio, a Academia de Medicina de São Paulo (AMSP) realizou a quarta edição de 2024 da tradicional Tertúlia Acadêmica, com a palestra “Aplicabilidade do Conhecimento Molecular na Atual Prática Médica”, ministrada pelo acadêmico da cadeira nº 37, Carlos Alberto Longui.

O presidente da AMSP, Helio Begliomini, agradeceu os presentes e falou da importância deste tema. “É uma honra receber o colega Longui para discursar sobre um assunto que foi tão relevante no passado e continua sendo no futuro. Quero reiterar os agradecimentos por sua participação nesta casa e por todo o conteúdo que será apresentado”, destacou.

Antes de iniciar sua apresentação, Carlos Alberto Longui elencou os principais pontos, como conceitos e técnicas; mecanismos; classificação; diagnóstico e prognóstico; biomarcadores; novos fármacos; desenvolvimento de vacinas e terapia gênica.

De acordo com ele, a Medicina Molecular é uma disciplina que integra os princípios da biologia molecular, genética, biologia celular e outras áreas relacionadas à Medicina, com o objetivo de entender e tratar doenças em nível molecular. Ela se baseia na compreensão das bases moleculares das doenças para desenvolver abordagens diagnósticas e terapêuticas mais precisas e eficazes.

A análise molecular de DNA, RNA e proteínas é utilizada para diagnosticar algumas condições médicas, desde doenças genéticas até câncer. Os testes moleculares permitem a detecção precisa de mutações genéticas, identificação de agentes patogênicos e monitoramento da…



Leia Mais >