Depois de Argentina, Itália e Espanha, chegou a vez do Programa Harmonização: Vinho & Comida mostrar os diferentes tipos de vinhos do Chile, no quarto encontro da temporada. Promovido pela Associação Paulista de Medicina, em parceria com a Casa Flora, o evento ocorreu no último dia 16 de março e reuniu cerca de 40 pessoas.
A primeira degustação começou no coquetel, na Pinacoteca da APM, e os convidados foram recepcionados com o espumante Santa Carolina Brut, da Região do Valle Central. “A uva Chardonnay é de origem francesa e está entre as principais castas internacionais. É também uma das mais plantadas em todo o mundo”, explicou o sommelier da Casa Flora, Renato Lutgens.
A coordenadora Cultural da APM, Flávia Negrão, aproveitou o momento para contar algumas curiosidades sobre as obras de arte do acervo da entidade, que reúne importantes nomes, como Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.
Agradecendo aos presentes, o presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, falou da parceria entre a Associação e a Casa Flora e da satisfação em realizar o programa. “Espero que todos aproveitem, porque aqui será uma viagem em segurança. Agradeço também ao Renato Lutgens e ao chef Josemar Sant’Anna, responsável pelo menu do jantar de hoje e por toda a gastronomia da APM”, frisou.
Geografia favorecida
O clima do Chile é extremamente benéfico para o desenvolvimento da videira e, consequentemente, as uvas se adaptaram àquele território. O país é considerado o 11º produtor mundial de vinho, localizado entre um deserto…