Câncer de pênis é tema da terceira Tertúlia Acadêmica do ano


A terceira tertúlia do ano da Academia de Medicina de São Paulo ocorreu na última quarta-feira, 12 de abril, na sede da Associação Paulista de Medicina, de forma híbrida. Neste mês, o tema escolhido foi câncer de pênis, apresentado pelo professor Titular de Urologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Antônio Carlos Lima Pompeo

A terceira tertúlia do ano da Academia de Medicina de São Paulo ocorreu na última quarta-feira, 12 de abril, na sede da Associação Paulista de Medicina, de forma híbrida. Neste mês, o tema escolhido foi câncer de pênis, apresentado pelo professor Titular de Urologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Antônio Carlos Lima Pompeo.

“O palestrante de hoje é um conhecido de longa data, desde a época de residente, há mais de 40 anos. Ele se destaca, basicamente, na subespecialidade de Uro-oncologia e, hoje, vai falar sobre um assunto pouco citado nos países desenvolvidos – e, infelizmente, um enorme problema em nosso País. Estou me referindo ao câncer de pênis, doença que a Sociedade de Urologia vem tentando mitigar. Aproveito para saudar todos os presentes e agradecer mais uma vez o nosso palestrante”, pontuou – o presidente da AMSP, Hélio Begliomini.

O câncer de pênis é uma patologia rara e com alta incidência nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil, entre 10% e 15%. Nos Estados Unidos e na Europa, esse número representa menos de 1%. Paciente com lesão peniana apresenta mau aspecto e odor, resistente a tratamento local, ocasionando dificuldades no convívio social e interferindo na qualidade de vida. As pessoas acometidas, geralmente, são homens com mais de 50 anos e de baixo nível social. Entre as causas frequentes estão fimose, infecção por certos subtipos de papilomavírus humano (HPV),…



Leia Mais >