Avaliação do candidato com mobilidade reduzida para motorista é tema de webinar da APM


Na dinâmica, foram apresentadas as três etapas de avaliação clínica, que são: a avaliação clínica inicial, a avaliação clínica da Junta Médica Especial e a avaliação clínica durante a prova prática de direção veicular

Na última quarta-feira, 4 de outubro, a Associação Paulista de Medicina realizou mais uma edição de seus webinars. O tema abordado durante o encontro foi a “Avaliação do candidato com mobilidade reduzida para motorista” e contou com apresentação do presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral.

Amaral iniciou o evento anunciando e agradecendo o moderador e os palestrantes convidados. Tanto o moderador, Flávio Emir Adura, quanto os palestrantes, Dirceu Diniz e Aquilla Couto, são especialistas em Medicina do Tráfego e membros da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), como explicou ele.

Orientações e conceitos

Dirceu Diniz iniciou a palestra definindo o que seria a deficiência física motora e salientando a Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) em relação à inserção dessa parcela da população, objetivando equidade e igualdade. O estatuto diz: “toda e qualquer pessoa que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.”

De acordo com o especialista, o profissional de Medicina do Tráfego deve conhecer as legislações e protocolos para orientar pessoas com deficiência na condução de um veículo. Ele citou como exemplos, para estudo e orientação, o respaldo técnico da NBR 14970-1 – documento da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que norteia os especialistas no âmbito da acessibilidade em…



Leia Mais >