Com o objetivo de ampliar o debate sobre o panorama da Residência Médica, especialmente da Cirurgia Geral, a Associação Paulista de Medicina realizou nos dias 29 e 30 de agosto a primeira edição do Fórum Paulista de Residência Médica em Cirurgia Geral. O evento contou com a presença de diversos especialistas na área e simboliza o início de uma parceria frutífera entre a APM e o Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo São Paulo, com outras atividades já previstas.
O presidente e o vice-presidente da Associação, Antonio José Gonçalves e José Luiz Gomes do Amaral, respectivamente, prestigiaram a ocasião. “Acho que não precisamos nem falar da importância da Residência Médica na formação do médico. Ela é um dos poucos programas de formação do médico que ainda detém alguma qualidade. e temos que manter isto a todo custo. Nós precisamos de especialistas, só que especialistas de qualidade e acho que nós, a Associação Paulista de Medicina e as demais federadas da Associação Médica Brasileira, temos responsabilidade nisso e temos que participar de uma maneira construtiva, ajudando no que for possível.”, afirmou Gonçalves.
Para o responsável técnico do fórum, Ramiro Colleoni, os anos para a especialização de um médico no Brasil não são suficientes. “Uma queixa muito comum é de que o cirurgião do último ano se dedica mais a estudar e se preparar para uma prova de especialidade do que realmente se engajar à atividade cotidiana […]. Não são, necessariamente, três anos para você conseguir formar um cirurgião geral. Ele tem que ser um cirurgião brilhante, que em três anos está perfeito.”
Respondendo ao questionamento de uma das participantes da plateia, referente à diminuição na procura por determinadas…










