APM visita projeto piloto da Vila Reencontro, para pessoas em situação de rua


Conforme publicado em especial da Revista da APM, o avanço da pandemia de Covid-19 foi um dos fatores fundamentais para a elevação do desemprego e, consequentemente, do aumento drástico do número de pessoas em situação de rua. Este preocupante problema chama a atenção de autoridades, que vêm ativamente buscando por alternativas a fim de resolver ou minimizar a questão.

Desta maneira, a Associação Paulista de Medicina criou um grupo de trabalho para debater o tema e tem procurado contribuir no sentido de levar assistência à população que se encontra nas ruas. E na última terça-feira, 25 de outubro, a APM pôde visitar, em primeira mão, o projeto piloto do programa habitacional temporário chamado Vila Reencontro – iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, formado por de casas modulares.

Estiveram presentes o presidente da Associação, José Luiz Gomes do Amaral, e o diretor de Responsabilidade Social, Jorge Carlos Machado Curi; o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, Carlos Bezerra Júnior; o ex-vereador de São Paulo Gilberto Natalini; e os membros do Consultório na Rua, do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, Marta Regina Marques, gestora do projeto, e Marivaldo da Silva Santos, agente de Saúde.

A Vila Reencontro será instalada no terreno em que ficava o antigo Detran/SP – próximo à estação Armênia do metrô – e tem previsão para ser entregue em dezembro deste ano. De acordo com Bezerra, o projeto é diferenciado, pois irá utilizar a antiga estrutura do prédio para abrigar a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, contribuindo para os acompanhamentos e diferentes atividades para os futuros moradores da Vila, como uma unidade do Bom Prato e uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Objetivos

A Vila Reencontro busca abrigar casais e famílias, priorizando aquelas em que as…



Leia Mais >