Na noite da última segunda-feira, 19 de maio, a Associação Paulista de Medicina sediou a solenidade de fundação da Academia Brasileira de História da Medicina (ABHM). A cerimônia reuniu importantes representantes de entidades médicas, marcando um momento histórico para a valorização da Medicina brasileira.
A mesa solene, presidida pelo recém-empossado presidente da ABHM, Lybio Martire Junior, contou com a presença do presidente da APM, Antonio José Gonçalves; presidente da Sociedade Brasileira de História da Medicina (SBHM), Daniel Hernandez; presidente da Academia de Medicina de São Paulo (AMSP), Helio Begliomini; presidente da Academia Cristã de Letras (ACL), Juarez Moraes de Avelar; diretor Cultural da APM, Guido Arturo Palomba; e o vice-presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, que, na ocasião, representou a Academia Nacional de Medicina (ANM).
Dando início à cerimônia, Lybio Martire Junior ressaltou a relevância do momento e expressou o sentimento de honra por vivenciar essa conquista ao lado de colegas e amigos. Destacou, entre os objetivos da Academia Brasileira de História da Medicina, a valorização e titulação de membros da SBHM e a perpetuação dos nomes de quem contribuiu com o estudo da História da Medicina no País.
Lembrou que a ideia da criação da ABHM surgiu em conversas com os colegas Guido Arturo Palomba e Juarez Moraes de Avelar. “Levei a ideia para Assembleia da Sociedade Brasileira de História da Medicina e foi aprovada. Hoje, ela se torna uma realidade. Está sendo um momento de grande satisfação e emoção ver a concretização dessa Academia, que contempla os objetivos da própria SBHM, imortalizando aqueles que já partiram. É um prazer muito grande estar aqui…