A Associação Paulista de Medicina (APM) sediou o lançamento do livro “70 Anos de História da Sociedade Paulista de Reumatologia” na última quinta-feira, 24 de agosto. O vice-presidente da APM, Antonio José Gonçalves, recebeu a presidente da SPR, Nafice Costa Araújo, e outros convidados ilustres, como a diretora da Faculdade de Medicina da USP, Eloisa Bonfá.
“Estamos muito contentes por comemorar esta ocasião tão especial, os 70 anos da nossa querida Sociedade Paulista de Reumatologia. E estamos fazendo isso no local onde a sociedade foi fundada, um local simbólico para todos nós. Desde o início da nossa gestão, tivemos a ideia deste projeto [o livro] e formamos uma comissão para registrar a história, com o objetivo de criar essa obra que conta muitas histórias”, destacou Nafice.
Segundo a presidente, a historiadora Mônica Cyrynowicz contribuiu para a escrita do livro, com a colaboração de membros da organização. A publicação reúne eventos importantes ocorridos ao longo das décadas de existência da SPR, traçando uma linha do tempo e revivendo momentos marcantes.
A historiadora explicou os métodos utilizados para criar a narrativa do livro e reunir dados. “Por meio de pesquisas, encontramos documentos, atas, revistas, coletamos depoimentos, reunimos fotografias e informações. Durante esse processo, pudemos acompanhar e entender o desenvolvimento da Sociedade Paulista de Reumatologia.”
Durante o evento, ex-presidentes que contribuíram para o crescimento da SPR foram homenageados. Entre eles, Emília Sato, a primeira mulher a presidir a entidade, que ocupou o cargo de 1990 a 1991. Ela relembrou com orgulho esse fato e expressou sua felicidade por não ter sido a única mulher a ocupar essa…