Pela primeira vez, a Associação Paulista de Medicina organizou e sediou o maior evento da Associação dos Neurocirurgiões do Estado de São Paulo (Sonesp), o Neurão. O congresso, que está em sua 14ª edição, aconteceu nos dias 16 e 17 de junho – com pré-congresso nos dias 14 e 15, na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – reunindo alguns dos mais renomados especialistas da Neurocirurgia brasileira.
Na sexta-feira (16), os auditórios da APM estiveram repletos de especialistas buscando aprimorar os seus conhecimentos. Responsável pela cerimônia de abertura, o presidente da Sonesp, Koji Tanaka, relembrou que a pandemia de Covid-19 foi responsável por mudar completamente a realização de eventos científicos no Brasil e no mundo.
De acordo com ele, a Neurocirurgia foi uma das pioneiras na realização de reuniões e congressos on-line, no entanto, pontuou que os eventos presenciais continuam sendo primordiais para o contato pessoal e o networking entre profissionais.
No contexto das boas-vindas, Tanaka demonstrou boas expectativas em relação à parceria com a APM. “Já faz algumas gestões que a sede da Sonesp veio para a Associação Paulista de Medicina. Nós somos os representantes diretos da Neurocirurgia na cidade de São Paulo, então é muito importante essa união. Este evento é o pontapé inicial para verificar a viabilidade e a utilização da estrutura muito profissional da equipe da APM, instituição que também realiza grandes eventos de outras especialidades. Queremos que com a Neurocirurgia seja a mesma linha, para cada vez fazermos eventos de maior magnitude.”
Técnicas eficientes
Entre as muitas atividades científicas da programação, a primeira palestra internacional da sexta foi com Jacques Morcos, professor de Neurocirurgia no Departamento de Cirurgia Neurológica e Otorrinolaringologia da Universidade de Miami. O especialista apresentou o tema “Cirurgia de Bypass…