O auditório da Associação Paulista de Medicina foi palco da cerimônia de posse dos novos membros da Academia Paulista de História. O evento, que aconteceu na última terça-feira, 11 de abril, contou com a presença do presidente da APH, Luiz Gonzaga Bertelli, responsável por moderar a solenidade, e do presidente da Academia de Medicina de São Paulo, Hélio Begliomini, que compôs a mesa solene.
Além das autoridades mencionadas, o evento também teve a participação de Maria Cecília Naclério Homem, vice-presidente da APH; Agostinho Toffoli Tavolaro, membro da Academia Paulista de História e da Academia Campinense de Letras; José Renato Nalini, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; e Roberto Mateus Ordini, presidente da Associação Comercial de São Paulo.
“Em uma tarde de dezembro de 1972, o historiador Tito Lívio Ferreira, na biblioteca do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, lançou a ideia da criação de uma Academia de História no nosso estado, seguindo o estatuto da Academia Paulista de Letras como modelo. A nossa Academia, no decorrer de sua existência, vem assinalando fatos históricos e reverenciando personalidades que marcaram a vida paulista e a existência nacional. Esperamos que os novos acadêmicos possam contribuir com o seu incontestável talento para o nosso desejado crescimento em benefício da História brasileira e de nossas maiores tradições”, fomentou Bertelli.
Os recipiendários da ocasião foram Fábio Tucci Farah, que passa a ocupar a Cadeira 15, com o patrono Serafim Leite e antecessor Shozo Motoyama; Geraldo Affonso Muzzi, que irá ocupar a Cadeira 20, com o patrono José Feliciano Fernandes Pinheiro e antecedido por Ney Edson Prado; Luiz Haroldo Gomes…