Nos dias 6 e 7 de outubro, a Associação Paulista de Medicina sediou a primeira capacitação do Projeto HiperDia, sobre hipertensão arterial e diabetes mellitus – iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) -, que reuniu mais de 50 médicos de diversas instituições de Saúde.
O presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, abriu o evento agradecendo aos presentes e contando um pouco sobre o início do projeto. “O HiperDia é a materialização de uma proposta que surgiu no ano passado – época em que estávamos definindo as prioridades de Atenção Primária à Saúde (APS) para o estado de São Paulo. Durante a discussão, sentimos a necessidade de olhar para as doenças crônicas não transmissíveis. A hipertensão arterial e o diabetes mellitus ganharam destaque neste primeiro momento, e a gente sabe que existem outras condições clínicas que poderão ser abordadas, posteriormente, como tabagismo, obesidade e sedentarismo”, explicou.
Integrar a atenção primária e especializada no campo da hipertensão arterial e do diabetes mellitus, otimizar a atenção à Saúde na área destas doenças e capacitar médicos e outros profissionais de Saúde da atenção básica dentro de um programa de tutoria, desenvolvido ao longo de um ano, estão entre os objetivos do Programa HiperDia.
Nos dois dias de capacitação, foram realizadas palestras com os coordenadores do projeto, além de outros renomados especialistas em hipertensão arterial e diabetes mellitus. Os participantes esclareceram dúvidas e, também, participaram de muita…