Dando continuidade às apresentações sobre Atualização em Imunização, na última quarta-feira, 26 de abril, ocorreu o segundo módulo do Webinar da Associação Paulista de Medicina a respeito do tema. Vacinas meningocócicas, hesitação vacinal e vacina contra a Covid-19 foram os tópicos tratados pelos especialistas no encontro.
O presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, foi o moderador, relembrando que os palestrantes da noite foram alguns dos responsáveis por trazer segurança e expectativa durante os períodos de incerteza da pandemia de Covid-19, no sentido de acreditarem que tais dificuldades seriam superadas. “Aqui estamos nós, buscando nos atualizar em imunizações. Nosso País, durante várias décadas, foi um exemplo para o Planeta em função de nossa habilidade em imunização.”
Vacinas Meningocócicas
A primeira apresentação foi realizada pelo especialista em doenças infecciosas pediátricas Marco Aurélio Palazzi Sáfadi, com o tema “Vacinas meningocócicas, como recomendar?”. A doença meningocócica, que é rara e tem particularidades únicas, possui uma grande característica de imprevisibilidade, ou seja, afeta indivíduos previamente saudáveis e é acompanhada de altas taxas de letalidade – de modo que um a cada cinco acometidos evolui a óbito. Em relação aos sobreviventes, a doença pode deixar sequelas neurológicas e levar à amputação de membros.
“As vacinas conseguem não só gerar proteção contra a doença, mas também agregam proteção contra o estado de colonização. Ou seja, aqueles que recebem a vacina deixam de adquirir a possibilidade de serem portadores, mesmo que assintomáticos, do meningococo. Ao conseguir ampliar a cobertura vacinal em uma população com grupo etário de adolescentes, é possível alcançar a chamada imunidade indireta, crucial para que tenhamos a possibilidade de…