Na última quarta-feira, 30 de abril, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) recebeu médicos e autoridades em Saúde para o lançamento da sétima edição do estudo Demografia Médica no Brasil – 2025. A pesquisa, realizada em parceria com a Associação Médica Brasileira e com o Ministério da Saúde, contribui para nortear a distribuição dos profissionais ao redor do Brasil e, assim, orientar decisões e políticas públicas.
O presidente da Associação Paulista de Medicina, Antonio José Gonçalves, e o diretor de Patrimônio de Finanças da entidade, Florisval Meinão – que também atua como secretário geral da AMB –, estiveram presentes no lançamento. César Eduardo Fernandes, presidente da AMB; José Eduardo Lutaif Dolci, diretor Científico da instituição; e Francisco Balestrin, presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp), também marcaram presença.
Eloísa Bonfá, diretora da Faculdade de Medicina, relembrou que a Demografia Médica é a principal referência sobre a realidade médica no País. Segundo Bonfá, nesta edição, o estudo está ainda mais completo e conta com dados atualizados sobre formação, especialização, distribuição e atuação dos profissionais nas mais diversas regiões do Brasil.
“Como a primeira mulher a ocupar a diretoria desta universidade em seus mais de 110 anos, tenho a enorme alegria de antecipar um dado simbólico. Pela primeira vez, as mulheres se tornarão, neste ano, maioria na Medicina brasileira – uma mudança histórica, que nos orgulha e que, ao mesmo tempo, nos convoca a construir um sistema de saúde mais equânime, acolhedor e diverso […]. Esta edição da Demografia Médica nos desafia a agir com responsabilidade,…