ABMM premia pesquisadoras que ganharam destaque na pandemia de Covid-19


A Associação Paulista de Medicina sediou, no último dia 30 de novembro, a entrega do Prêmio Profª Dra. Therezinha Verrastro Almeida, promovido pela Associação Brasileira de Mulheres Médicas (ABMM)

A Associação Paulista de Medicina sediou, no último dia 30 de novembro, a entrega do Prêmio Profª Dra. Therezinha Verrastro Almeida, promovido pela Associação Brasileira de Mulheres Médicas (ABMM), que homenageou as pesquisadoras Marisa Dolhnikoff e Elnara Marcia Negri. Ambas contribuíram muito para o avanço da Ciência no início da pandemia de Covid -19, em março de 2020.

O prêmio foi idealizado pela diretora de Assuntos Científicos da ABMM e 1ª tesoureira da Academia de Medicina de São Paulo, Marilene Rezende Melo, e também homenageia a médica Therezinha Verrastro Almeida, que faleceu em 2020 e foi muito importante para a classe médica, em especial para a Hematologia.  

Homenageadas

Elnara Marcia Negri é graduada, doutora e livre docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pneumologista do Núcleo Avançado de Tórax do Hospital Sírio Libanês e pesquisadora dos laboratórios de Investigação Médica da FMUSP. Tem 30 anos de experiência clínica, atuando principalmente em Medicina Intensiva, Broncoscopia e Pneumologia.

Ela conta que já enfrentou muitos desafios, estudos e parceria ao lado da colega de profissão e amiga há mais de 30 anos, Marisa Dolhnikoff. “Lembro que chegou uma paciente idosa no hospital com uma insuficiência respiratória diferente, parecia muito um fenômeno vascular, e logo ela apresentou problemas circulatórios em um dedo do pé. Ali, por conta de experiências anteriores na Medicina, percebi que se tratava de uma trombose. Trabalhamos muito até que tivéssemos o estudo sobre isso publicado. Se não fosse a Marisa, nada teria saído.”

Marisa Dolhnikoff também é graduada pela FMUSP,…



Leia Mais >