SBMN
No dia 17 de novembro, a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, esteve na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para discutir a criação do Centro Avançado de Oncologia, ainda sem data definida para ser instalado no interior de São Paulo.
O projeto, que prevê uma colaboração com o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), busca enfrentar a crescente demanda por exames e terapias contra o câncer na região, além de contemplar a produção de insumos para a Medicina Nuclear.
Presidente eleita da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) e professora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Dra. Elba Etchebehere ressaltou o impacto positivo do Centro Avançado de Oncologia.
Ela acredita que a iniciativa expandirá os cuidados oncológicos com abordagens terapêuticas de Medicina Nuclear, como a Protonterapia, que ainda não está disponível na América Latina.
Adicionalmente, Etchebehere pontua que o Centro estimulará novas pesquisas em Teranóstico, uma combinação de diagnóstico e tratamento para localizar tumores e aplicar terapias radioisotópicas.
“O Centro Avançado de Oncologia permitiria progressos importantes nas pesquisas clínicas que temos desenvolvido, podendo ampliar o acesso da Medicina Nuclear para mais pacientes oncológicos”, disse a Dra. Elba.
Nísia Trindade afirmou que o Ministério da Saúde acompanha de perto o projeto e destacou que, no momento, a pasta está direcionando investimentos para a assistência aos pacientes por meio do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), cujo objetivo é diminuir a fila de consultas e procedimentos clínicos em todo o Brasil.
“A ideia é promover o cuidado integral, pensando nesse tempo de espera….