Com a capacitação de mais de 2 mil profissionais pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira, o País quer reduzir a resistência à doação de órgãos – Amib


A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) capacitou 2.534 profissionais de saúde para atuar no processo de doação e transplantes de órgãos entre setembro de 2025 e agosto de 2026. Até o momento, o resultado, que já superou em 25% a meta inicial desse projeto de 2 mil participantes capacitados, faz parte do esforço para reduzir a resistência das famílias em autorizarem a retirada de órgãos de parentes com diagnóstico de morte encefálica.

A formação busca qualificar as diferentes etapas que antecedem uma doação. Isso inclui a identificação de potenciais doadores, a determinação da morte encefálica, a manutenção clínica do potencial doador e a comunicação com os familiares. Um dos objetivos é ampliar o número de profissionais preparados para conduzir esse processo e contribuir para a redução da não autorização familiar para a doação.

“Atingir mais de 2,5 mil profissionais capacitados mostra que estamos conseguindo levar conhecimento técnico para quem está na linha de frente de um processo que exige muita responsabilidade. Um diagnóstico de morte encefálica precisa seguir critérios rigorosos, assim como a manutenção do potencial doador e o diálogo com a família”, afirma o presidente da AMIB, Cristiano Franke. Segundo ele, equipes preparadas tornam o processo mais seguro, padronizado e confiável, desde a identificação do potencial doador até a abordagem dos familiares.

Transplantes no Brasil – Esse problema ainda tem peso expressivo no funcionamento desse tipo de assistência no Brasil. Dados do Registro Brasileiro de Transplantes, da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), mostram que, em 2025, foram registrados 15.940 potenciais doadores no país. Desse total, 4.335 tornaram-se doadores efetivos. Entre as famílias entrevistadas, 4.200 não autorizaram a doação, o equivalente a 45% das entrevistas realizadas.

No mesmo ano, o Brasil alcançou 20,3 doadores…



Leia Mais >