O que é consciência corporal e como desenvolvê-la ajuda a melhorar o treino – 27/10/2021


Quem treina sabe o quanto dores e lesões atrapalham os resultados da atividade física —já que esses problemas podem impedir você de fazer exercícios por uns dias (ou por semanas e meses) e, consequentemente, de evoluir no esporte. E algo que pode tanto ajudar a reduzir incômodos quanto potencializar o desempenho, seja qual for sua modalidade, é desenvolver a consciência corporal.

Hélio Nichioka, fisioterapeuta especialista em dor pelo hospital Albert Einstein, diz que consciência corporal é o conhecimento e consciência de nossos próprios corpos, capacidades aprendidas principalmente por meio da movimentação e repetição: quem se move bastante, se move melhor.

Mas o que é a consciência corporal

A consciência corporal está diretamente ligada com uma capacidade física chamada de propriocepção —que é a habilidade que temos em reconhecer onde está uma parte do corpo sem precisar usar a visão. Confuso? Se fechar os olhos, você ainda sim consegue mover sua mão de onde ela está agora e tocar o nariz, não consegue? Pois é, isso ocorre graças à propriocepção, que permite a você saber onde as partes do seu corpo estão sem precisar olhar para elas.

O que isso tem a ver com o treino e menor risco de lesão? Quando você está correndo e pisa num buraco, por exemplo, graças à propriocepção, seu cérebro percebe que seu pé está virando e manda sinais para os músculos corrigirem o movimento e evitar uma torção grave. É também graças à propriocepção que você sabe até onde baixar o peso em alguns exercícios em que não está vendo as mãos.

“A consciência corporal é saber sentir e perceber o próprio corpo durante a execução de um determinado movimento ou da prática esportiva”, explica Elren Passos, doutora em ciências da saúde e professora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da UFPA (Universidade Federal do Pará).

Mas a habilidade vai além. Flávia Costa Oliveira Magalhães,…



Leia Mais >