Dr. Bernardino Santi, diretor da SBMEE, comenta sobre as Principais Lesões em Academias, para o site Eu atleta


Por apresentar valores acessíveis, poucas barreiras na iniciação e alta oferta nas diversas academias disponíveis em todo o país, a musculação é uma alternativa interessante para quem busca inserir a prática esportiva na rotina, deixar de lado o sedentarismo e buscar emagrecimento ou hipertrofia. Porém, apesar dessas facilidades, é essencial tomar cuidado para evitar problemas. Saiba, nesta reportagem, quais são as principais lesões na musculação e como evitá-las.— Algumas das principais causas de lesões na musculação são os treinos excessivos, o uso impróprio de técnicas de treinamento ou ainda a combinação de ambos. A falta de condicionamento físico prévio e o excesso de carga nos aparelhos também são questões que devem ser consideradas, e a falta de avaliação médica periódica pode ser um problema no momento da prática da modalidade — avalia o médico ortopedista Bernardino Santi, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Exercício (SBMEE).

Principais lesões na musculação

Segundo pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2015, as principais lesões que ocorrem com os praticantes de musculação são relacionadas a distensão muscular, tendinopatia, entorses articulares e lesões no joelho e no ombro.

Os educadores físicos Gustavo Mello e Lincoln Cavalcante destacam outras lesões comuns entre os praticantes da modalidade.

Confira a seguir:

  • Distensão e ruptura do tendão e dos músculos: a distensão muscular ocorre quando o praticante, por falta de mobilidade, na tentativa de executar um movimento com larga amplitude, acaba rompendo parte das fibras musculares, ou até mesmo quando há o excesso de sobrecarga sem uma prévia progressão, explica Lincoln;
  • Tendinopatia: normalmente as lesões inflamatórias como a tendinopatia são ocasionadas, na maioria dos casos, por excesso de peso e de repetição sem o devido repouso após o treino, segundo Gustavo;
  • Lesões no joelho e no ombro:



Leia Mais >