ANAMT
Simpatia, bom humor, cordialidade e compromisso são algumas das qualidades percebidas no primeiro minuto de conversa com o Dr. Jorge da Rocha Gomes, 90 anos, recém-completados, em 9 de abril. Para homenageá-lo, a ANAMT organizou um almoço para comemorar o aniversário do veterano da medicina do trabalho, e entregou uma placa comemorativa na ocasião. E não faltou emoção.
“O pessoal que compareceu ao almoço me fez um grande bem. Com que emoção ouvir os colegas rememorando fatos de nossa vida, alguns bem antigos. Fiquei pensando que passamos pela vida muito rapidamente e são episódios como este que nos fazem lembrar parodiando o poeta Francisco Otaviano: ‘passamos pela vida e … vivemos!’
Trajetória
Nascido em 1935, no Rio Grande do Sul, Dr. Jorge abraçou a medicina do trabalho quando a especialidade começava a dar seus primeiros passos. Foi presidente da ANAMT entre 1981 e 1983 e, ao lembrar o período, destaca que seu maior desafio na ocasião foi suceder o professor Paulino no cargo: “Manter a sua obra não foi nada fácil.” O Dr. Oswaldo Paulino foi um dos fundadores da associação, que presidiu de 1970 a 1981.
O Dr. Jorge, que mora em Tatuí (SP), desde de 1997, casado com Romarina Gomes, com 4 filhos e 7 netos, conta que se formou em medicina em 1960, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A especialidade em medicina do trabalho cursou na Faculdade de Saúde Pública da USP. “Durante minha formação em medicina, não se abordava quase nada da medicina do trabalho”, pontuou.
Ele relata detalhes da época de formação. “Quando estava fazendo o curso de saúde pública, o meu colega Dr. Edgar Raoul Gomes, que era também funcionário da Secretaria do Trabalho de São Paulo, que me incentivou a fazer todas as disciplinas da área. Isto foi em 1969 e, ao final deste ano, já estava fazendo estágio no SESI, com o Dr. Bernardo Bedrikow, quando defendi a dissertação de mestrado sobre…