acompanhe a cobertura – ANAMT
No evento, ainda ocorreu a conferência magna ministrada pelo presidente da ANAMT, Dr. Francisco Cortes Fernandes, sobre A Importância do Exame Ocupacional na Prática da Medicina do Trabalho.
Na apresentação, Dr. Francisco destacou a importância da realização bem feita do exame, visto que o mesmo é um documento científico, médico é legal, além de ser uma forma de conhecer as demandas dos trabalhadores e de coletar dados de saúde, que são fundamentais para avaliar as condições de saúde, identificar fatores de risco e fazer intervenções adequadas.
O presidente também citou dados sobre as doenças que causaram mais mortes em 2021, que indicam doenças como covid-19, derrame, diabetes e doenças cardiovasculares, indicador que pode contribuir para a adoção de medidas preventivas. Ainda sobre o exame, ele ressaltou a importância de realizá-lo com cuidado e comprometimento. Dr. Francisco encerrou a apresentação com uma homenagem ao Dr. Hélio Copelman e à Dra. Jandira Dantas, médicos do trabalho falecidos em setembro.
A apresentação foi seguida pela conferência da Dra. Elizabeth Dias sobre Competências Requeridas ao Exercício da Medicina do Trabalho: Perspectivas na Linha do Tempo. Inicialmente estabelecidas pela ANAMT em 2002 e com a última revisão em 2018, a palestrante explicou que uma nova revisão será realizada levando em consideração as mudanças recentes relacionadas ao…