No dia 14 de maio, a FBG foi realizada a reunião do Conselho Deliberativo na cidade de Foz do Iguaçu-PR, em formato híbrido. Estiveram presentes no evento, presencial ou virtualmente, a diretoria da Federação e suas 24 Comissões, além dos presidentes das 23 Federadas. Na oportunidade, foram tratados assuntos administrativos, científicos e diversas outras iniciativas de interesse dos especialistas, totalizando mais de 45 ações em 2021, e mais de 40 já estão em desenvolvimento ou previstas em 2022.
O evento teve início com a reflexão do dr. Décio Chinzon, presidente da FBG, a respeito da importância de a instituição estar atenta ao presente, mas visando fortalecer sua missão, visão e valores no futuro, que ressaltou que a “missão, visão e valores são conceitos estratégicos que conferem a identidade de uma empresa. Na prática, eles podem ser entendidos como um conjunto de diretrizes que são fundamentais para todo o planejamento da organização”.
Ele ressaltou ainda que é fundamental a uniformidade e continuidade das ações estratégicas para que se obtenha a solidez que a FBG necessita, considerando o trabalho tanto da presente quanto das futuras gestões da Federação.
Em seguida, dr. Chinzon apresentou aos participantes a estrutura que compõe o “Projeto Empresarial” da FBG, que visa fortalecer a missão da Federação como instituição representativa da Gastroenterologia no Brasil.
“A parceria se dá no sentido da construção gradativa de um modelo de gestão por meio da implementação de ferramentas gerenciais e estratégicas, tanto no âmbito do corpo diretivo da Federação (diretores e comissões) quanto no corpo funcional (os colaboradores)”, ressaltou o dr. Sergio Pessoa, atual vice-presidente e presidente eleito para a gestão 2023/2024.
O encontro também abriu espaço para que fossem apresentadas as ações…