A Federação Brasileira de Gastroenterologia apoia a iniciativa da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde – CONITEC- de fazer consulta pública visando obter o ponto de vista dos pacientes e seus cuidadores, a respeito dos protocolos de diagnóstico e tratamento das Doenças do Pâncreas.
Os protocolos atualmente aprovados datam de 2017, estando portanto defasados; e não incorporam no SUS tecnologias mais recentes e eficientes, como a pesquisa da Elastase Fecal e Ecoendoscopia; além de limitar o escopo das indicações para liberação de enzimas para tratamento da Insuficiência Exócrina do Pâncreas. Entre as novas indicações, a reposição de enzimas no Câncer de Pâncreas tem se mostrado capaz de aumentar o tempo de sobrevida e a qualidade de vida dos pacientes.
Ao fazer a consulta aos principais interessados, os pacientes, além de rever os protocolos com os especialistas, a CONITEC reforça seu importante papel na incorporação de tecnologias de maior eficiência e custo/benefício no SUS, que é de todos nós.
A FBG reitera seu compromisso de prover informações técnicas aos órgãos de gestão pública da saúde no Brasil, sempre pautando-se pelos altos interesses éticos e científicos; na sua missão institucional de garantir a saúde digestiva da população brasileira.
Sergio Pessoa
Presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia
José Galvão Alves
Presidente da Sociedade Brasileira de Pâncreas
Links de Acesso:
● Chamada pública Pancreatina:
https://www.gov.br/participamaisbrasil/chamada-publica-41-2024-pancreatina
● Chamada pública Elastase Fecal
https://www.gov.br/participamaisbrasil/chamada-publica-44-2024-elastase