O Maio Verde já é reconhecido no Brasil como um evento essencial na conscientização em relação a Doença Celíaca. Já na sua segunda edição, dessa vez o tema foi “Apoio à Vida Celíaca”, oferecendo orientação ao público leigo e ao Gastroenterologista.
Sendo assim, a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, em parceria com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), protagonizou no dia 27/maio um workshop para os profissionais do hospital, visando as orientações mais recentes quanto a diagnóstico e tratamento.
Como o objetivo da campanha é conscientizar a população, o evento teve uma tenda externa, onde os residentes do hospital forneceram informações detalhadas sobre como conviver com essa condição e quebrar o estigma associado à doença e promover a inclusão social das pessoas celíacas.
Também foram compartilhadas informações sobre os sintomas da doença celíaca, destacar a importância do diagnóstico precoce e enfatizar a necessidade de seguir uma dieta sem glúten para controlar a condição.
“Durante o evento, os residentes de Clínica Médica estiveram disponíveis para esclarecer dúvidas, fornecer informações detalhadas sobre a doença e compartilhar orientações práticas sobre como conviver com a doença celíaca.” É o que explica o médico gastroenterologista e coordenador nacional do Maio Verde, Áureo Delgado.
A doença celíaca é uma condição autoimune desencadeada pela ingestão de glúten, uma proteína encontrada em alimentos como trigo, cevada e centeio. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações de saúde a longo prazo e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Conheça o projeto. Clique Aqui.