SBD apoia Manifestação do CFM e da AMB contra a criação de novos cursos de medicina no país


A Sociedade Brasileira de Dermatologia apoia uma formação médica de qualidade.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) apoia o alerta feito em nota pelo Conselho Federal de Medicina (SBM) e Associação Médica Brasileira (AMB) à falta de critérios técnicos do atual Governo em promover a abertura indiscriminada de escolas médica.

Segundo dados fornecidos pelo CFM e AMB, o país já possui 2,7 médicos por 1 mil habitantes, índice que praticamente dobrou desde 2013 e supera países desenvolvidos como Japão e Estados Unidos.

Esses números, levam a Sociedade Brasileira de Dermatologia a estar de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Médica Brasileira (AMB) a protestar publicamente contra o anúncio do edital para autorização de cursos de medicina.

Tal medida transparece à população uma ideia inadequada e perigosa de que aumentando de forma indiscriminada o número de vagas em faculdades de medicina, estará assegurando melhor assistência aos cidadãos brasileiros.

Com a pretensão de resolver a escassez de médicos em regiões brasileiras de difícil acesso, a medida na verdade, aumenta ainda mais os novos profissionais buscando os centros urbanos para realizar especializações e buscando melhores condições de vida, deixando para trás a promessa de resolver o problema assistencial nas áreas necessitadas.

A decisão do Governo permite abertura indiscriminada de escolas médicas, comprometendo a qualidade e a segurança da assistência em saúde no País, bem como sinalizando positivamente a interesses específicos, preocupados com a cobrança de altas mensalidades naqueles cursos de medicina.



Leia Mais >