Nos últimos meses, o aumento de casos trágicos envolvendo procedimentos estéticos mal realizados, resultando em graves complicações e até mortes, tem acendido um alerta importante para a saúde e segurança da população brasileira. Em resposta a essa crescente preocupação, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) apresenta a campanha educacional “Afinal, quem Salva sua Pele?”, uma iniciativa para conscientizar sobre os riscos associados a procedimentos dermatológicos feitos por profissionais que não são dermatologistas.
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A campanha visa educar a população sobre a importância de procurar médicos dermatologistas certificados para tratamentos estéticos e procedimentos na pele. “Afinal, se você vai fazer uma cirurgia cardíaca, procuraria um cardiologista, correto? O mesmo critério deve ser aplicado aos cuidados com a pele” – alerta a direção da SBCD. A entidade reforça que procedimentos como peelings profundos, preenchimentos, fios de sustentação e cirurgias cosméticas são complexos e podem envolver sérios riscos se realizados sem a devida formação médica.
“Com a campanha ‘Afinal, quem Salva sua Pele?’ convidamos a sociedade brasileira a refletir sobre os riscos de realizar esses procedimentos, com não especialistas. Embora esses tratamentos sejam populares, eles exigem um conhecimento profundo em medicina e dermatologia, sendo essencial que o profissional seja habilitado, para evitar complicações e garantir a técnica mais adequado ao paciente” explica Dr. Emerson Lima, Presidente da SBCD.
Com “Afinal, quem Salva sua Pele?”, a SBCD busca reforçar a necessidade de cautela e informação antes de realizar qualquer procedimento dermatológico. A campanha defende que a saúde da pele deve ser tratada com o mesmo cuidado que qualquer outro órgão do corpo, e que apenas médicos dermatologistas têm o preparo para oferecer tratamentos que garantam a segurança e a saúde da população.
Para mais informações sobre a campanha e sobre como escolher o profissional adequado para cuidar de sua pele, clique aqui.
*Informações Assessoria de Imprensa