Hospital Albert Schweitzer sedia capacitação para agentes públicos e lideranças comunitárias – Foto: Pedro Conforte/Viva Rio
O Hospital Municipal Albert Schweitzer (HMAS), em parceria com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), sediou, nesta quinta-feira (25), treinamento do programa Stop The Bleed (pare o sangramento, salve uma vida). O objetivo do evento foi capacitar para controle de sangramentos agentes públicos e lideranças comunitárias de Realengo, local onde está localizada a unidade, e região.
“É um curso que todos deveriam fazer. É muito importante parar o sangramento para evitar uma morte. Saber salvar uma vida a tempo. Achei fenomenal!”, ressaltou o gestor executivo de Realengo, Paulo Roberto Stumbo, de 69 anos.
Márcia Regina Ferreira Lima dos Santos, de 43 anos, diretora da Escola Municipal Maria Quitéria, em Bangu, também destacou a importância da capacitação.
“O curso foi muito interessante por ser uma ferramenta que auxiliará muito na prática com os alunos da escola. Eles se machucam e na maioria das vezes não sabemos como agir. Agora me sinto preparada para ajudar em uma situação de acidente que possa vir ocorrer na escola”, afirmou.
Evento capacitou agentes públicos e lideranças comunitárias de Realengo e região – Foto: Pedro Conforte/Viva Rio
No treinamento, os alunos aprendem que, em diversos casos, mesmo com poucos recursos, é possível ajudar uma vítima de trauma, identificando e interrompendo o sangramento. Medidas simples, tomadas por pessoal leigo sensibilizado e bem treinado, no local do incidente, até a chegada do socorro especializado, podem salvar uma vida.
“Ensinamos protocolos de parada de sangramento para leigos. E por que é importante pessoas de fora da unidade hospitalar terem esse conhecimento? Porque sabemos que a primeira pessoa que vê o trauma pode ser o elo mais forte da corrente de salvamento. Se…