O primeiro concurso da prova do Título de Especialista do CBC foi realizado em 1971, tendo apenas a fase escrita com testes de múltipla escolha. A partir do 13° Concurso, realizado em 1988, foi incluída a Prova Oral no processo de avaliação como uma segunda fase para os candidatos aprovados na prova escrita.
Os certificados passaram a ser conferidos pela Associação Médica Brasileira (AMB), a partir de 1991, após o convênio CBC/AMB.
A Comissão do Título de Especialista (COTECIG) do CBC vem aprimorando seu processo de avaliação a cada ano, tanto da primeira fase (escrita) utilizando encomendas específicas de questões aos professores convidados quanto da segunda fase (oral) com a maior utilização de imagens de casos clínicos para interpretação e tomada de decisões diagnósticas e terapêuticas pelos candidatos.
Mais um importante passo foi dado no processo de avaliação qualificada dos candidatos ao Título de Especialista do CBC, com a inserção de prova prática com uso de estações simuladas na segunda fase, complementando a prova oral.
Dessa forma, para finalizar a segunda fase da prova prática do Título de Especialista em Cirurgia Geral do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) da edição de 2022, no dia 26/03/2023 (domingo), os 131 candidatos aprovados na primeira fase e presentes realizaram a prova oral no Hotel Windsor Flórida (bairro do Flamengo) e a prova simulada nas dependências do prédio do CBC (bairro do Botafogo), divididos em grupos que rodiziaram as provas nos dois locais, com atividades das 8:30 às 19 horas.
Os candidatos foram informados por e-mail que a prova simulada teria 4 estações, sendo avisados que cada estação teria diferentes tarefas para averiguação das competências que necessitam ser demonstradas para terem o Título de Especialista do CBC, com duração de tempo variável (10 a 20 minutos), de acordo com os objetivos de avaliação. A primeira estação simulada foi sobre técnica…