PARTE IV – O ESPAÇO SÓ PODE SER CURVO. NÃO PODE SER PLANO OU EUCLIDIANO



Que o espaço apresenta 4 dimensões, isso nós já explicamos ao discutir a teoria da relatividade restrita: três dimensões do espaço e uma do tempo.

Este capítulo não precisa ser lido se o leitor concordar que o universo tem 4 dimensões, mas para quem quiser relembrar vou repetir o que escrevi no livro anterior ao discutir a teoria da relatividade restrita, lá vai:

“Segundo, Professor Minkowski no nosso Universo existem as três dimensões (o espaço é tridimensional ou assim acreditamos) que já estamos muito bem acostumados (altura, largura e profundidade) e mais uma que não estamos acostumados: o tempo. Este seria uma quarta coordenada. Eu sei isto é muito difícil de entender e mais ainda de explicar. Então o nosso mundo é quadridimencional (calma, calma, não fiquem nervosos). Não tentem imaginar este universo, você vai ficar louco e não vai conseguir! Ninguém consegue. Só a matemática!

Em 21 de setembro de 1908, Minkowski proferiu sua famosa palestra “Espaço e Tempo”. Nesta palestra profetizou:

“Doravante, espaço e tempo separadamente desaparecem no nada, e só uma espécie de união dos dois preservará qualquer realidade independente”.

Falar no espaço isoladamente ou no tempo isoladamente, nada significa. O certo é falar em espaço e tempo como participantes de um só entidade: o continuum espaço-tempo!

Como vimos o tempo não é absoluto, como também não é o espaço, mas espaço –tempo sim é uma entidade absoluta.

Vamos a algumas ilustrações para poder melhor entendermos:

 

 

 

 

 

 

 

Esta ilustração 1 representa as 3 dimensões do espaço. Fácil de entender. Estamos acostumados com esta situação. Um corpo pode caminhar mais para frente ou mais para trás. Pode caminhar para cima e para baixo ou ainda para o lado esquerdo ou direito. Pode fazer o que quiser nestas 3 direções. Inclusive realizar caminhadas combinadas. Não é mesmo? Pode caminhar para o lado e para cima ao mesmo tempo e…



Leia Mais >