
No dia 19/03, aconteceu mais um encontro do Clube do Bisturi Pós-Carnaval. O evento contou com uma apresentação da Dra. Thaynara, R3 do PRM Hospital Geral de Vitória da Conquista, que abordou o tema da fístula enteroatmosférica.
A discussão envolveu os desafios enfrentados no cuidado desses pacientes, destacando a importância de uma abordagem multiprofissional. Foi ressaltado que, apesar da complexidade dos casos, a união das diferentes especialidades é essencial para a busca das melhores soluções.
Um dos pontos principais do encontro foi a conclusão de que a fístula entérica não deve ser considerada uma indicação para cuidados paliativos, mesmo em pacientes debilitados. Essa posição será um pilar da nova campanha do CBC-BA, voltada a cirurgiões, intensivistas e paliativistas.
O evento contou com a colaboração de importantes profissionais, incluindo os TCBC Thiago Milet e João Paulo, além dos colegas de Vitória da Conquista, que contribuiram com relatos e discussões enriquecedoras.
A participação dos profissionais de toda a Bahia foi fundamental para o sucesso do evento, promovendo o fortalecimento dos laços entre os colegas da área.
Este foi um excelente começo para as atividades do Clube do Bisturi em 2025.
#ClubeDoBisturi #FístulaEnteroatmosférica #CuidadoMultiprofissional #CBCBA #Cirurgia #Intensivismo #Paliativismo