A fístula do rei e o reconhecimento da Cirurgia

schedule
2022-10-28 | 15:01h
update
2022-10-28 | 15:01h
person
Saúde Debate
domain
Saúde Debate



A monarquia francesa vivia seu apogeu em meados do século XVII. A França se consolidou como a maior do planeta, principalmente por vitórias em conflitos com outras potências, como a Guerra Franco-Holandesa, a Guerra dos Nove Anos e a Guerra da Sucessão Espanhola. Mas o maior símbolo do poder francês era o seu rei, Luís XIV, também chamado de “Rei Sol”. Luís XIV consolidou o sistema do Absolutismo, que acreditava na linhagem divina da monarquia e centralização do poder. Uma das maiores demonstrações de poder dessa época foi a construção do palácio de Versalhes.

Apesar de tudo estar indo bem em seu reinado, e com seu poder cada vez aumentando mais, uma doença incômoda e inconveniente começou a acometer o Rei Luís XIV, que tinha à época a idade de 48 anos. Luís notou uma pequena tumoração próxima ao ânus, inicialmente indolor, mas que, com o tempo, começou a paulatinamente apresentar vermelhidão e dor. A lesão passou a impedir o monarca de andar a cavalo, obrigando-o a se locomover sentado em uma poltrona carregada por lacaios, o que passou a chamar a atenção da corte e demais súditos. Para diminuir o constrangimento do rei, foi divulgado que ele tinha um “tumor na coxa”. O rei padeceu dessa afecção por cerca de 10 anos.

Publicidade

Os médicos mais proeminentes da corte foram chamados para cuidar do rei, com aplicação de emplastros, enemas e tudo que a parca medicina podia oferecer à época, sem sucesso. Mesmo com os avanços da medicina Renascentista, algumas doenças não eram familiares aos médicos da época. Os abscessos e outras afecções anais eram comumente tratadas por cirurgiões-barbeiros, tidos como figuras inferiores, visto que a Cirurgia não era um ofício considerado pertencente ao campo da Medicina. Nessa época os médicos e cirurgiões se encontravam em um embate ferrenho no campo político para que estes últimos fossem reconhecidos oficialmente como médicos.

Com a piora de seu quadro, Luís XIV…



Leia Mais >

Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
saudedebate.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
saudedebate.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
20.11.2024 - 07:25:24
Uso de dados e cookies: