Temos 28 novos especialistas em 2023 – ASBAI


Por Márcia Mallozi* 

A prova para obtenção do título de especialista em Alergia e Imunologia é um importante evento para a nossa Associação. A aquisição anual de novos especialistas mantém a ASBAI sempre viva, valida a formação desses associados na especialidade e garante que eles estarão aptos a atender pacientes com doenças imunoalérgicas. 

Nos últimos anos, a prova passou por algumas mudanças. Em 2020, devido à pandemia, ela não foi realizada, e, a partir daí, a ASBAI se preparou para um novo modelo de aplicação. Em 2021, ainda com as restrições exigidas para manutenção do isolamento social, a prova foi 100% on-line, e constatou-se que esse modelo era seguro, desde que respeitada a orientação da empresa especializada que já vinha colaborando na elaboração de provas on-line para outras instituições, com sucesso. 

As mudanças não pararam aí. Em 2022, com o objetivo de melhor avaliar os candidatos, foi introduzido o modelo de avaliação prática; também naquele ano, a Associação Médica Brasileira (AMB) impôs algumas mudanças no edital da prova — entre elas, a avaliação do currículo passou a ter valor de 10% na nota final do candidato, sendo que por muito tempo esse valor foi de 20%. 

Assim, em 2023, a prova seguiu o modelo de 2022, com uma primeira fase teórica com questões de múltipla escolha realizada on-line. A segunda fase teórico-prática presencial constou de perguntas sobre três casos clínicos respondidos em laptop individual, fornecido pela mesma empresa da primeira fase, e de três estações práticas, sempre com dois avaliadores. Com isso, temos 28 novos especialistas em Alergia e Imunologia. 

A prova da ASBAI é difícil? A empresa contratada, além de viabilizar a realização da prova, avalia os acertos e erros de cada uma das questões e estabelece o grau de dificuldade da prova como um todo. Neste ano, foi considerada de dificuldade moderada. 

Será que os…



Leia Mais >